Estás a perder oportunidade de vender nas redes sociais, se apenas usas como montra ou catálogo de produtos e serviços.
As redes sociais servem para socializar, aproveita para criar conexão com os teus potenciais clientes
Com o aparecimento das redes sociais, tornou-se claro que as marcas devem estar presentes e ter algum tipo de participação, em pelo menos uma das redes, para chegar a mais pessoas e ter mais possibilidade de vender mais.
Nos dias que correm praticamente todas as pessoas utilizam frequentemente pelo menos uma rede social, onde vão passar algum tempo e distrair-se. Quando entramos nas aplicações o objectivo principal não será comprar nada, embora possa acontecer irmos ver se uma marca que procuramos tem mais alguma informação, por exemplo.
As marcas que apenas publicam fotografias dos produtos, com a descrição, o preço e as indicações de enviar mensagem ou ir a algum sítio comprar, são muitas vezes ignoradas quando estamos a fazer “scroll”, porque embora os produtos possam ser muito interessantes, não havendo previamente uma relação com a marca, o potencial cliente não sente imediatamente a atração para clicar e ver mais sobre o produto.
Se vendes um serviço, também não será a melhor estratégia publicar informação e imagens sobre o serviço, como se fosse apenas uma montra, porque mais uma vez, quando aparecer no meio de outras publicações, pode não ser suficiente para atrair a atenção do potencial cliente.
As redes sociais não devem ser utilizadas apenas como um canal de vendas.
Cria conteúdos que entretém e são interessantes
Para captar a atenção das pessoas é preciso criar conteúdos que entretenham e sejam interessantes para quem queres que os veja.
É importante mostrares que por trás do produto/ serviço existe uma pessoa (ou mais, claro) de forma que se possa criar a conexão.
Se receberes mensagens e comentários nas tuas publicações, responde de forma autêntica para que mais uma vez as pessoas se relacionem contigo e com a tua marca.
Mostra os bastidores do teu negócio
Quer vendas produtos ou serviços, existem várias formas de dares a conhecer mais sobre ti e sobre o negócio.
Mostra o processo de criação, os materiais, as ferramentas que utilizas. Partilha alguns momentos de preparação ou criação. Conta histórias sobre o negócio, os produtos, serviços ou sobre algo curioso que aconteceu com um cliente, por exemplo (com os devidos cuidados de privacidade).
Faz algumas publicações de antecipação quando vais criar algo novo, desafia quem vê a adivinhar o que será, publicando um pormenor ou uma pista.
Podes também partilhar dicas úteis de utilização ou manutenção do produto, ou serviço.
Se juntares estes conteúdos com as fotografias e vídeos do que queres vender estarás a preparar o terreno que mais dia menos dia, sejam os teus seguidores a procurar-te para comprar o teu produto ou serviço.