Pagamentos Online: Segurança em primeiro lugar!

Para vender online é necessário escolher as melhores formas de receber os pagamentos

Uma das preocupações que alguns empreendedores têm quando começam a vender online, é em relação às formas de pagamento disponíveis e se são seguras para eles e para os seus clientes.

É importante garantir que na fase de pagamento corre tudo bem para que o cliente se sinta confortável em comprar de nós.

Existem várias formas de pagamentos online, o que permite que seja o cliente a escolher aquele que lhe dá mais jeito ou com o qual se sente mais seguro. Ao empreendedor cabe garantir que as opções apresentadas são seguras.

Quais são as formas de pagamento mais comuns, e que apresentam maior segurança nas transações?

  1. Cartão de Crédito ou Débito: o pagamento com cartão de crédito é muito utilizado pelos portugueses. As pessoas estão habituadas e sentem-se seguras a utilizar os cartões, desde que o ambiente onde é feito o pagamento não seja “esquisito”. Uma das medidas de segurança que tem feito com que seja mais seguro é o protocolo 3D Secure, que exige a validação da operação pelo titular do cartão, em geral, com um código enviado por mensagem escrita ou com a confirmação na aplicação do banco. Além disso, é possível criar cartões virtuais, de utilização única ou apenas para um tipo de operações, o que permite ocultar os dados do cartão físico.
  2. PayPal: o Paypal é uma plataforma de pagamento muito reconhecida e utilizada em todo o mundo. Muitas lojas online em Portugal aceitam PayPal como forma de pagamento, e os utilizadores escolhem-na devido à proteção que oferece ao comprador, à facilidade na atribuição de reembolsos em caso de problemas com a compra e porque tem mostrado que os seus protocolos de segurança são fortes.
  3. MB Way: Esta solução de pagamento tornou-se muito popular nos últimos tempos em Portugal. Permite transferências directas entre os utilizadores, através duma aplicação no telemóvel, onde podemos associar os cartões bancários das várias contas. Também tem padrões de segurança elevados e sistemas de proteção com diferentes níveis.
  4. Transferência bancária: embora se utilize menos para pagamento em lojas online, por questões de rapidez no processamento da encomenda, é uma forma segura que alguns utilizadores preferem, por estarem mais à vontade com o processo.

Como garantir que o ambiente onde vão acontecer as transações é seguro?

Cabe-nos a tarefa de garantir um espaço seguro para que os pagamentos se processem sem problemas. Há algumas questões a ter em conta:

  • Certificados de segurança: o nosso site/ loja deve ter instalado certificados de segurança como o SSL (Secure Sockets Layer), que serve para criptografar os dados transmitidos entre o navegador do cliente e o servidor, e assim proteger as informações financeiras do cliente.
  • Ao escolhermos uma empresa para fazer a gestão de pagamentos da nossa loja, devemos investigar a sua reputação, procurar avaliação de outros utilizadores e histórico da empresa.
  • Políticas de Proteção ao Consumidor: outra questão importante ao escolher a empresa que faz a gestão dos pagamentos é garantir que oferece as políticas de proteção do consumidor, como a questão dos reembolsos e outros processos para lidar com disputas e fraudes.
  • Autenticação forte: existem métodos de pagamento com autenticação forte, uma camada extra de proteção ao pagamento, como a verificação de duas etapas ou os protocolos 3D Secure, para garantir que é o titular da conta a efetuar a transação.

Como escolher?

Devemos ter em conta o nosso cliente e que tipo de pagamento será o mais adequado às suas preferências.

Sabendo que existem várias possibilidades de pagamentos seguros, devemos analisar os custos e taxas das diversas opções para garantir que são viáveis para o negócio.

Finalmente devemos procurar soluções que seja de fácil integração com a plataforma que usamos para vender os nossos produtos e serviços, para simplificar as questões técnicas.

Conclusão

Existem formas de pagamentos online com alto nível de segurança, entre elas devemos escolher conforme as necessidades do nosso cliente, e também com atenção à facilidade de uso e de integração com a nossa plataforma, não esquecendo a questão de custos e taxas.

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