Descomplicar os desafios de vender online

Hoje em dia é cada vez mais necessário que todos os negócios tenham uma presença online.

Começando por algo que me parece óbvio: não sei se acontece contigo, mas eu pelo menos tenho por hábito procurar primeiro na internet se quero comprar algo, ou se preciso de um serviço, até se estiver num local que conheço menos bem e precisar de um restaurante para almoçar. Faço uma busca e o que encontrar vejo se tem críticas e fotografias para me ajudar a decidir se devo lá ir almoçar, se tiver um site com menu ainda melhor. Se estiver à procura de um produto e aparecer disponível numa loja online posso considerar deslocar-me ao espaço físico ou então se a loja me apresentar boas condições de compra optar por comprar online naquele momento.

E eu sei que pode parecer complicado e até assustador a quantidade de trabalho que isso representa, mas a verdade é que sabemos que cada vez mais as pessoas utilizam a internet para procurar produtos ou serviços que precisam, e por isso se uma marca não estiver online é quase como se não existisse.

Não é sobre estar na internet só por estar, é a possibilidade de ampliar o negócio. Na internet quebram-se as limitações geográficas, e abrem-se as portas para um público global.

Além disso, se tens um produto físico podes contar a história por trás da sua criação, o que vai valorizar ainda mais o produto ou se prestas serviços podes ter a explicação detalhada de como funciona o teu serviço e partilhar as histórias dos teus clientes satisfeitos.

Então afinal como a presença online impacta as vendas e o sucesso do teu negócio?

Simples – aumenta as vendas e promove o crescimento. Os consumidores confiam em negócios que podem encontrar online. Uma empresa que no seu cartão apenas tenha contacto telefónico e um e-mail genérico, tem menos impacto do que uma que tenha um site, onde apresenta os serviços, os preços-base, e outras informações importantes do serviço, por exemplo.

Quais são os principais desafios da presença online?

Um dos primeiros é o bicho papão da tecnologia! Os empreendedores são mestres na sua área, mas no que toca a websites, redes sociais e ferramentas digitais, parece tudo muito difícil ou até mesmo impossível de aprender.

Outro, a resistência à mudança! Alguns negócios por estarem baseados em formatos mais tradicionais têm algum receio de perder a conexão pessoal, quando se passa para o mundo virtual.

Não menos importante, o orçamento limitado! Construir e manter uma presença online de qualidade, pode envolver custos, seja a criar um site profissional ou a fazer publicidade. Isto pode fazer com que pareça impossível.

E também claro, a falta de tempo! Óbvio que este é comum a muito negócios das mais variadas áreas, por exemplo, produtos artesanais e serviços que dependem exclusivamente do tempo. Ou seja, ninguém quer deixar de produzir o que vende para “gastar tempo” a responder mensagens, publicar nas redes sociais ou manter o site atualizado.

Existem outros, mas este parecem-me pela minha experiência, os principais, então e como podemos superá-los?

A tecnologia pode parecer assustadora, mas delegando ou investindo em alguma formação, sem ser preciso tirar um curso de programação, irá ser uma importante ferramenta que no dia-a-dia simplifica vários processos e abre portas a várias possibilidades.

A presença online não vai substituir o formato físico, ou seja, se já vendes offline e gostas da ligação que se cria com os clientes, não precisas de perder isso com o online, podes na verdade criar ligação ainda com mais pessoas.

Em relação ao orçamento, é possível utilizar opções muito acessíveis para começar a criar a presença online, ou até plataformas gratuitas. Além disso um pequeno investimento inicial poderá servir para começar a crescer e mais tarde então criar uma estrutura maior e mais organizada.

O tempo pode ser gerido com ajuda externa, delegando tarefas, ou apenas arranjando estratégias para ter sempre um bloco de tempo dedicado a atualizar informação ou responder mensagens.

Resumindo é possível superar os desafios de criar uma presença online, sem complicações, para isto basta que tenhas a mente aberta, disposição para aprender umas coisas novas e capacidade para adaptar o que já fazes no teu negócio para o mundo digital.

Destes exemplos, quais são os que podes já começar a pôr em ação no teu negócio e caminhar em direção ao sucesso no digital?

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